Colabore com o Eufemea
Advertisement

Eleições: Alagoas registra o menor número de candidaturas de PCDs no Nordeste; veja o ranking

Foto: Freepik

Alagoas é o estado do Nordeste com o menor número de candidaturas de pessoas com deficiência nas eleições de 2024. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado conta com 49 candidatos PCDs, uma queda de 51% em comparação com as eleições de 2020, quando foram registradas 100 candidaturas. O Eufêmea realizou um levantamento sobre o assunto.

Em um panorama regional, a Bahia lidera com 228 candidatos PCDs, seguida pelo Ceará com 127 e pelo Maranhão com 119. Alagoas, que já ocupava o penúltimo lugar no ranking em 2020, à frente apenas de Sergipe, agora registra o menor número absoluto de candidaturas PCDs no Nordeste.

Perfil dos candidatos

Entre os 49 candidatos PCDs em Alagoas, 13 são mulheres e 36 são homens. Em relação à distribuição racial, 27 candidatos se declararam pardos, 14 brancos, 6 pretos, 1 amarelo e 1 não informado de sua raça.

Ainda de acordo com os dados, no que diz respeito aos tipos de deficiência, 24 candidatos declararam ter deficiência física, 14 visuais, 4 auditivos, 2 autistas, e 8 possuem outras deficiências.

Foto: Divulgacand

O grau de instrução dos candidatos PCDs em Alagoas é diversificado, abrangendo desde aqueles com ensino fundamental até candidatos com ensino superior completo.

Os dados mostram que 16 possuem o ensino médio completo, 15 têm o ensino superior completo, 7 completaram o ensino fundamental, 5 não completaram o ensino fundamental, 3 têm o ensino superior incompleto, 2 não concluíram o ensino médio, e 1 candidato declarou apenas saber ler e escrever.

Quanto aos cargos disputados, 45 candidatos concorreram ao cargo de vereador, 3 ao de prefeito e 1 ao de vice-prefeito. No que diz respeito à filiação partidária, a maior parte dos candidatos está filiada ao Partido Progressista (PP), com 15 candidaturas, seguida pelo PSB, com 8 candidatos, e pelo PDT, com 5.

Outros partidos representados incluem MDB e Solidariedade, ambos com 4 candidatos cada, e uma menor quantidade de candidatos distribuídos entre AGIR, PL, PODE, PSD, PSDB, PT, Republicanos, e União.

Cenário Nacional

No contexto nacional, o TSE registrou um total de 4.903 candidaturas de pessoas que declararam possuir algum tipo de deficiência. A maioria dos candidatos (54,94%) declarou ter deficiência física, seguida por deficiência visual (25,61%), auditiva (8,7%), outras deficiências (8,09%) e autismo (2,66%) .

No âmbito nacional, Alagoas ocupa a quinta posição entre os estados com o menor número de candidaturas de pessoas com deficiência nas eleições de 2024. Apenas Roraima, Acre, Amapá e Tocantins registraram menos candidaturas PCDs do que Alagoas.

Leia Mais: Eleições: Quatro dos seis candidatos à Prefeitura de Maceió apresentam propostas para mulheres; confira

Picture of Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e colaboradora no portal Eufêmea, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo em 2021. Em 2024, obteve duas premiações importantes: primeiro lugar na categoria estudante no 2º Prêmio MPAL de Jornalismo e segundo lugar no III Prêmio de Jornalismo Científico José Marques Melo.