Colabore com o Eufemea
Advertisement

Evento orienta municípios sobre procedimentos de notificação em casos de gravidez na adolescência

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para o IX Fórum Perinatal de Alagoas, que ocorrerá no dia 27 deste mês, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió. Para se inscrever no evento, que é destinado aos enfermeiros e coordenadores da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica, bem como, aos conselheiros tutelares e técnicos das maternidades da I Macrorregião de Saúde, basta acessar o link (https://doity.com.br/forum-perinatal–informando-e-protegendo-notificacao-de-gravidez-na-adolescencia). 

Com o tema “Informando e Protegendo: Notificação de Gravidez na Adolescência”, o  IX Fórum Perinatal de Alagoas será promovido em parceria com a Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Gerência de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis. O evento visa fornecer orientações fundamentais aos municípios sobre os procedimentos adequados para notificar casos de gravidez em adolescentes, bem como, reforçar a importância de assegurar o pré-natal das futuras mamães. 

A assessora técnica da Rede Cegonha de Alagoas, a fisioterapeuta Bárbara Rose, destacou que a iniciativa irá discutir e esclarecer a condução dos casos de gravidez na adolescência ocorridos no Estado, visando uma abordagem eficaz e responsável.

“Queremos diminuir cada vez mais a incidência de gravidez na adolescência, principalmente, as da faixa etária de 13 anos. Existe uma notificação que é realizada, de forma obrigatória, que toda gestante de até 13 anos de idade necessita ser informada, pois mesmo tendo uma relação sexual consensual, é considerado como estupro de vulnerável”, explicou.

Bárbara Rose pontuou que o Fórum Perinatal é um espaço de conhecimento e diálogo que colabora para a difusão de conhecimento coletivo, além de ser um espaço para a capacitação dos profissionais da saúde. 

“O Fórum Perinatal tem o papel não só de informar, mas, de capacitar os profissionais, enriquecendo, ainda mais, as experiências. Na próxima edição trataremos sobre a gravidez na adolescência, um tema sempre relevante, pois temos que atuar para proteger todas as nossas crianças e adolescentes, pois elas devem viver as fases da vida, segundo sua faixa etária”, disse. 

*Com Assessoria