A pesquisadora Nina Santos palestra hoje, 24, às 15h50 (horário de Brasília), no evento “Women LEAD em ação: Enfrentando a Violência de Gênero Facilitada pela Tecnologia para Fortalecer a Participação e Liderança Política das Mulheres”, promovido pela Casa Branca e pelo programa Women Lead. O encontro é realizado na ONU Mulheres, em Nova Iorque.
Ela debate no painel “Soluções para Violência de Gênero Facilitada pela Tecnologia contra Mulheres e Meninas na Vida Pública”, junto a outras três palestrantes: Alicia Hebert, Enviada Especial para a Igualdade de Gênero do Reino Unido; Barbara Curran, Diretora-Geral de Desenvolvimento Social e Econômico e representante do Canadá; além de Susan Markham, Diretora Interina de Gênero, Mulheres e Democracia no National Democratic Institute.
O objetivo do encontro é discutir sobre a violência contra mulheres online, principalmente em plataformas digitais. “É muito importante trabalharmos essa temática a nível global em um evento da ONU Mulheres. A violência online contra grupos vulneráveis como mulheres e pessoas negras é um problema global e precisamos encontrar novas maneiras de lidar com isso, especialmente em um momento onde o acesso a dados dessas redes é bastante limitado”, destaca Nina Santos.
A participação de Nina no painel destaca a relevância que a pesquisadora tem acadêmicamente, principalmente por meio de suas pesquisas voltadas para integridade da informação, disseminação de desinformação e desigualdades. Em mais de uma década de experiência em comunicação digital, ela se tornou pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, sediado na UFBA, e no Centro de Estudos Interdisciplinares sobre a Mídia, em Paris. Além disso, também é diretora do laboratório Aláfia Lab, voltado para a relação entre transformação digital e social.
O debate acontece entre outros eventos em que a professora marca presença, como a Assembleia Geral da ONU, que também começa nesta terça-feira. No domingo, a pesquisadora acompanhou a Cúpula do Futuro, na sede das Organizações das Nações Unidas, que contou com discurso do presidente Lula. Na conferência, foram discutidos temas como o Pacto Global Digital, o primeiro acordo internacional acerca de temas envolvendo a ambiência digital.
*Com Assessoria