Colabore com o Eufemea
Advertisement

Uncisal realiza, em setembro, o maior congresso da área de saúde em Alagoas: “ensino, pesquisa e extensão”

Foto: Assessoria

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, o maior evento da área de saúde no estado. O 14º Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal (14º Cacun) vai reunir estudantes, professores, servidores técnicos e profissionais de diversas áreas do estado.

Os interessados em participar do evento podem ser inscrever por meio do endereço eletrônico www.cacun.uncisal.edu.br. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas não apenas por integrantes da comunidade acadêmica da Uncisal, mas também por integrantes de outras instituições de ensino e profissionais da área.

Este ano, o congresso tem como tema: “Vida, meio ambiente, educação e saúde: uma conexão permanente”. A programação do 14º Cacun prevê a realização de conferências, palestras, oficinas/workshops e mesas redondas. Há ainda a previsão de minicursos e de lançamento de livros. O congresso acontece na Uncisal.

A conferência de abertura do 14º Cacun está prevista para acontecer às 10h30 do dia 30 de setembro e terá como tema “A tecnologia como pilar da inovação”. A palestra será realizada pelo pesquisador Claudio Antonio Roncato Cordeiro. Já a palestra de encerramento acontece às 14h do dia 3 de outubro, com tema Pesquisa translacional e saúde única, ministrada pelo pesquisador Marcel Frajblat.

De acordo com Margareth Tavares, pró-reitora de Extensão da Uncisal, a expectativa é que o congresso conte com a participação de até duas mil pessoas. A proposta do evento, segundo ela explica, é integrar ensino, pesquisa, extensão e assistência, discutindo temas atuais e ampliando a produção científica no estado.

“Temos este como o maior evento de saúde na nossa universidade, potencializando a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. Além de palestras, oficinas, cursos, mesas redondas, lançamento de livros, haverá a participação cultural, com artistas locais de destaque na cultura popular”, ressalta Margareth Tavares.

Heloísa Barros, uma das organizadoras do 14º Cacun, acrescenta que o evento vai possibilitar a troca de conhecimentos entre profissionais e instituições com diferentes visões. “Essa troca entre acadêmicos e profissionais proporciona oportunidades de networking. Essas interações podem levar a colaborações entre instituições de ensino e pesquisa, promovendo o intercâmbio de conhecimentos”, finaliza.

*Com Assessoria