Em uma iniciativa inédita em Maceió, a vereadora e candidata à reeleição Olívia Tenório (Progressistas) lançou seu material de campanha — santinhos e folders — em braille, reforçando seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, pautas centrais de seu mandato. Além desse material, Olívia lançou, no início de setembro, um folder de campanha totalmente acessível para pessoas surdas.
O material em braille foi desenvolvido especialmente para atender pessoas com deficiência visual, permitindo que esse público tenha acesso às informações sobre as propostas da candidata de forma autônoma e respeitosa. Olívia destacou que essa iniciativa surgiu após ouvir as necessidades das pessoas com deficiência visual. O material foi produzido em parceria com Roberto Freire, que é membro fundador da Organização Nacional de Cegos do Brasil.
“Nós precisamos pensar nas pessoas com deficiência de forma abrangente, porque elas existem, têm voz e também votam. Todos os eleitores têm o direito de conhecer as propostas dos candidatos. A inclusão começa com o acesso à informação, e é nosso dever garantir que ninguém fique de fora desse processo democrático”, afirmou Olívia Tenório.
Para fazer a entrega oficial dos materiais, Olívia recebeu a massoterapeuta Rosa Regina, uma mulher com deficiência visual, que ficou emocionada ao receber um material de campanha acessível. “É um gesto que mostra sensibilidade e respeito por nós. Muitas vezes, não nos sentimos representados porque a maioria dos candidatos não pensa em nós, pessoas com deficiência”, destacou Rosa Regina.
A iniciativa reforça o trabalho contínuo da vereadora Olívia Tenório em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, uma das principais bandeiras de seu mandato na Câmara Municipal de Maceió. “A inclusão precisa ser uma prioridade, e gestos como esse podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Olívia.
Material inclusivo
A vereadora também reforçou que lançou, no começo do mês, um folder para pessoas surdas. Cada folder contém QR codes que direcionam para vídeos com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), facilitando o acesso ao conteúdo por parte da comunidade surda.