Colabore com o Eufemea
Advertisement
Fátima Santiago

Eleições: Câmara Municipal de Maceió terá apenas uma mulher preta em 2025

Nas eleições municipais de 2024, Maceió elegeu cinco mulheres para a Câmara Municipal, de um total de 27 vereadores. Entre elas, apenas uma mulher preta foi eleita para o mandato que se iniciará em 2025. A médica e política Fátima Santiago, que já possui cinco mandatos anteriores, será a única mulher negra na Câmara Municipal de Maceió, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais: De 27 vereadores eleitos, cinco são mulheres em Maceió; veja quem são

A representatividade feminina na política de Maceió mostrou um crescimento, ainda que pequeno. Em comparação com as eleições de 2020, quando quatro mulheres foram eleitas, este ano houve um aumento de uma vereadora eleita. No entanto, a presença de mulheres negras na política continua limitada. Desde o início da história da Câmara, Fátima Santiago é a única mulher preta a ter conquistado espaço no legislativo local.

Trajetória

Nascida em Cabo Verde, na África, Fátima Santiago se estabeleceu em Maceió, onde construiu uma carreira consolidada tanto na medicina quanto na política. Formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com especialização em Medicina do Trabalho e Video Histeroscopia, Fátima dedicou grande parte de sua vida pública às causas sociais. 

Nos mandatos anteriores, teve forte atuação em áreas como mobilidade urbana, defesa de direitos das mulheres, idosos e movimentos sociais. É histórica lutadora contra todas as formas de preconceito e violência resultantes da discriminação racial, de gênero, orientação sexual e social.

A médica ginecologista atende em vários municípios do interior de Alagoas e é conhecida pelo atendimento humanizado. É fundadora do Instituto Nossa Senhora de Fátima, responsável por realizar o maior número de exames ginecológicos gratuitos em Alagoas.

Eleições 2024

Eleita com 6.257 votos, Fátima Santiago destacou em mensagem de agradecimento, publicada no Instagram, o compromisso em servir à cidade. Ela expressou gratidão a Deus e aos eleitores que confiaram em suas propostas, frisando que agora é o momento de “arregaçar as mangas e trabalhar por Maceió”. 

Veja também: “Fizemos história”: Vereadoras eleitas em Maceió comemoram vitória nas eleições

“Hoje, começamos uma nova fase e quero reafirmar meu compromisso de lutar por nossa cidade, com muita dedicação, amor e empatia. Vamos construir juntos um futuro melhor, mais justo e cheio de oportunidades! Muito obrigada por cada voto, por cada palavra de apoio, por toda a confiança depositada”, escreveu.

Picture of Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e colaboradora no portal Eufêmea, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo em 2021. Em 2024, obteve duas premiações importantes: primeiro lugar na categoria estudante no 2º Prêmio MPAL de Jornalismo e segundo lugar no III Prêmio de Jornalismo Científico José Marques Melo.