A advogada Alice Rikelly da Silva Teles foi agredida fisicamente e verbalmente na madrugada desta quinta-feira (3) pelo tenente-coronel da PM, Ozelito Martins da Rocha, que também atua como assessor do candidato da oposição, Jairzinho Lira. Alice integra a coligação “Para Frente Canoa”, da candidata à prefeita Edilza Alves (PP).
A agressão foi registrada em vídeo e ocorreu em via pública, na presença de outros policiais militares que haviam sido acionados ao local após o início de uma confusão envolvendo o oficial da reserva e dois rapazes.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Central de Polícia de Arapiraca, dois rapazes que trafegavam em veículos separados foram cercados pelo veículo do tenente-coronel.
De acordo com o relato, Ozelito e outros ocupantes desceram de seus carros, e o tenente-coronel, armado, teria forçado um dos rapazes a entregar o celular e informar a senha de desbloqueio. Ao se recusar, o rapaz foi ameaçado e agredido, sendo segurado pelo pescoço por Ozelito, enquanto outro envolvido, identificado como Paulo César, tomou o celular da vítima. O militar da reserva também teria chutado o carro da vítima.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, a advogada Alice Teles foi ao local, onde, pouco depois, uma guarnição da PM também chegou.
Os policiais liberaram os demais envolvidos e chamaram Alice e o tenente-coronel para uma conversa. Durante o diálogo, Ozelito se dirigiu à advogada com insultos, dizendo: “Advogada pra mim é merda, agora me filma”, e, em seguida, a agrediu fisicamente.
Veja o vídeo abaixo:
Após registrar o boletim de ocorrência, Alice Teles foi ao Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, onde passou por exames de corpo de delito.
A subseção da OAB de Arapiraca foi acionada e repudiou veementemente a agressão. O presidente da subseção, Daniel Fernandes, declarou que solicitou providências diretamente ao comando da companhia de Lagoa da Canoa e que a entidade encaminhará os registros ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“A agressão sofrida por Alice reverbera em toda a advocacia. Não admitimos transgressões nem violações”, reforçou Fernandes.
Afastamento dos colaboradores
O candidato a prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira, fez um vídeo declarando ser contra qualquer tipo de violência, perseguição e manipulação. Ele afirmou que afastou os envolvidos na agressão até que as circunstâncias dos fatos sejam apuradas.
“A política não pode ultrapassar os limites do respeito e da dignidade humana. Sou absolutamente contra esses comportamentos. Vamos seguir nossa conduta com seriedade e respeito”, afirmou.
OAB se manifesta
Em nota, a OAB disse que a violência perpetrada contra a advogada, em pleno exercício de sua função, atinge não apenas a esfera pessoal, mas também a dignidade de toda a classe advocatícia. “Trata-se de uma afronta às prerrogativas profissionais e à integridade de uma advogada que, no desempenho de seu papel essencial à justiça, foi vítima de atitudes covardes e repulsivas”, diz.
Manifestamos nossa total solidariedade à colega Alice Riy da Silva Teles, repudiando de forma enérgica qualquer tipo de violência contra advogados e advogadas. A Seccional Alagoas, junto às Subseções envolvidas, acompanhará de perto as investigações e exigirá que as medidas legais cabíveis sejam adotadas contra o responsável por esta grave violação. A OAB Alagoas cobrará a devida punição do agressor perante as autoridades competentes.
A OAB reafirma seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e com a construção de uma sociedade onde o respeito ao Estado de Direito e aos direitos fundamentais prevaleçam. Continuaremos vigilantes e atuantes para garantir que a advocacia seja exercida de forma livre e independente, sem intimidações ou agressões.
Envolvidos estão detidos
Em nota, a PM informou que o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo Amorim, ordenou a condução do tenente-coronel Ozelito Martins da Rocha, que está na reserva, às dependências da Corregedoria da Polícia Militar, em Maceió, onde permanecerá detido e será ouvido.
A guarnição ostensiva que participou da ocorrência no município encontra-se na sede do 3º BPM, em Arapiraca, onde permanece detida e prestará esclarecimento. Tais procedimentos são necessários para o desencadeamento das medidas administrativas pertinentes ao caso, conforme as normas vigentes.