Colabore com o Eufemea
Advertisement

Diretora Carolina Sá participa do Circuito Penedo com filme sobre Hermeto Pascoal

A diretora Carolina Sá e o produtor Diego Dahl acompanharão o filme “ O Menino d’olho d’Água”, que retrata a vida e a obra de Hermeto Pascoal. Eles também participarão de um bate-papo logo após a exibição, que será no domingo (1).

O Menino d’olho d’Água constrói sua narrativa em três pilares: um desempenho recente de Hermeto, aos 88 anos, captando sua genialidade artística em pleno vigor; a exploração de suas lembranças de infância no sertão de Alagoas, revelando a origem de suas influências musicais; e, por último, uma conversa íntima com o artista, que compartilha sua música e reflexões sobre como se dá seu processo de criação.

Assim, o documentário visa mostrar, em seus 74 minutos, essa conexão entre a música e as memórias afetivas do artista, e seu bom momento de maturidade artística. 

“Na música de Hermeto Pascoal, quando nos deparamos com a complexidade harmônica e destrinchamos suas inúmeras camadas, o que se revela é uma sonoridade assombrosamente simples, que remete diretamente à sua infância, no sertão alagoano, na cidade de Olho d’Água Grande”, diz a descrição do filme.

Sobre os diretores

Lírio Ferreira é natural de Recife, nascido no ano de 1965. Lá, formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em seu currículo, carrega trabalhos como Baile Perfumado (1996), com Paulo Caldas, um dos filmes mais importantes da chamada retomada do cinema brasileiro.

Também dirigiu Árido Movie (2005), Cartola (2007), codirigido com Hilton Lacerda; O Homem que Engarrafava Nuvens (2008), Sangue Azul (2014), Acqua Movie (2019), Cafi (2021) e On Off (2023) – exibidos em festivais internacionais como os de Berlim, Veneza, Toronto e no International Documentary Film Festival Amsterdam, que também exibiu o de Hermeto.

Clique aqui e acompanhe mais sobre ele.

Já Carolina Sá é natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1975. Estudou documentário na New School University, em Nova York. Sua carreira no cinema começou em 2000, dirigindo e produzindo a série de documentários Música Libre, coproduzida pela VideoFilmes.

O documentário Construção (2011), com produção associada de Walter Salles e Patrícia Pillar, marcou sua estreia na direção de longa-metragem. O filme participou da 35ª Mostra Internacional de São Paulo e foi exibido em diversos festivais, entre eles, Cine Suécia, Cine Futuro Salvador-BA e Femina, onde ganhou a Menção Honrosa do Júri.

Clique aqui e acompanhe mais sobre a diretora.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema será realizado de 25 de novembro a 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL); e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), e apoio de Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Acompanhe o Circuito pelas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

*Com Assessoria