Colabore com o Eufemea
Advertisement

Governo de AL planeja ações para comemorar 120 anos de Nise da Silveira em 2025

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, reuniu-se nesta quarta-feira (6)  com instituições parceiras do Programa Nise 120 para alinhar as ações que serão desenvolvidas em 2025, quando se comemora os 120 anos de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. A médica é reconhecida mundialmente pela revolução que promoveu  no tratamento de pessoas com doenças mentais e sua importante contribuição para a psiquiatria e a cultura brasileira.

“O governador Paulo Dantas orientou sobre a importância da trabalhar essa ideia de homenagear Nise da Silveira, que nos foi trazida pelo consultor cultural Vinícius Palmeira. Com certeza, os alagoanos ficarão mais felizes em conhecer o legado de Nise da Silveira e o governo cumpre seu papel de apoiar um projeto dessa magnitude”, afirmou Lessa, que foi o criador da Comenda Nise da Silveira.

O coordenador-geral do Programa Nise 120, Vinícius Palmeira, explicou que o objetivo principal do programa é tornar a Nise da Silveira e sua obra visível em todo o estado de Alagoas e com o reconhecimento que lhe cabe como a pessoa que revolucionou a psiquiatria, o tratamento da salvar mentes no mundo. 

“Temos esse tesouro alagoano que muito nos orgulha e que infelizmente a gente sente que ainda é muito desconhecido na sua grandeza. Mesmo que muitas pessoas saibam que é uma psiquiatra alagoana, a Nise da Silveira, do filme da Glória Pires, mas ainda assim falta um pouco mais de conhecimento do que ela representou, não apenas na psiquiatria do Brasil, mas no mundo”, afirmou Vinícius. 

A proposta é fazer uma programação extensa que será apresentada só em fevereiro de 2025. “Nós trabalhamos com o governo Paulo Dantas, com a liderança aqui do nosso vice-governador Ronaldo Lessa, e estamos discutindo um decreto para o ano de 2025,  com o secretário de governo, Vítor Pereira, para que a gente possa dizer que 2025 é um ano comemorativo aos 120 anos de nossa Nise Magalhães da Silveira”, acentuou Vinícius.

As atividades programadas, que serão desenvolvidas entre os meses de fevereiro a dezembro de 2025, abrangem desde iniciativas de caráter científico até eventos formativos, com foco nas áreas de saúde, educação, cultura e turismo, promovendo um diálogo interdisciplinar e homenageando o legado transformador de Nise.

TEMA DO ANO LETIVO

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, anunciou, durante a reunião, que o tema do ano letivo de 2025, para os 180 mil alunos da rede pública estadual, será o trabalho de Nise da Silveira, “O resultado de todas essas discussões sobre a vida e obra de Nise da Silveira será apresentado no desfile de Emancipação de Alagoas, no dia 16 de setembro. É muito importante que nossos alunos conheçam a obra e o trabalho desenvolvido por Nise da Silveira na temática da saúde mental”, ressaltou a secretária.

O reitor da Uncisal, Carlos Henrique, também assegurou todo apoio ao evento, tema ligado à universidade que é responsável pelo Hospital Escola Portugal Ramalho. “É muito importante divulgar quem foi Nise da Silveira, que fez uma transformação extraordinária na visão da loucura, do seu tratamento, da sua inclusão das pessoas com doenças mentais. Vai ser sempre uma honra muito grande fazer parte desse projeto, escrever na nossa história que a  gente quer fazer a diferença não só no papel, não só por causa das notas, mas no dia a dia das pessoas”, disse Henrique.

O coordenador de Projetos Especiais do Museu e Imagem do Consciente, Eurípedes Júnior, outro parceiro do Programa Nise 120, também comemorou  a participação na programação especial em homenagem à psiquiatra alagoana.

“A Sociedade de Amigos de Nise da Silveira é uma instituição que está completando 50 anos. Ela foi criada pela Cultura Mística em 1974, justamente com o objetivo de preservar e  de dar sustentação ao seu legado e estaremos à disposição de vocês para o que for preciso”, assegurou Eurípides.

O programa conta ainda com apoio do Ministério da Cultura, Instituto Pedra, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Uncisal, Instituto Ação, Cidadania e Desenvolvimento e outras instituições.

*Com Assessoria