Colabore com o Eufemea
Advertisement
Serra da Barriga

Parlamentares e ministras repercutem acidente na Serra da Barriga: “momento de dor e luto”

Na tarde deste domingo (24), um ônibus escolar com 48 pessoas capotou em uma ribanceira de 400 metros na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas. O grupo seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde participaria das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, segundo relatos de sobreviventes e familiares das vítimas. Uma das programações incluía a apreciação do pôr do sol do alto da Serra.

Segundo o Governo do Estado, 18 pessoas morreram, mas esse número pode ser ainda maior. O caso repercutiu entre autoridades locais e nacionais. Parlamentares alagoanas e ministras do governo federal usaram suas redes sociais para expressar solidariedade às vítimas e seus familiares.

Através do X, antigo Twitter, a vereadora por Maceió, Silvania Barbosa, lamentou o caso e declarou: “Soube com profundo pesar do trágico acidente que deixou diversas vítimas fatais e outros tantos feridos na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Neste momento de dor e luto, minha total solidariedade às famílias das vítimas. Que Deus conforte o coração de todos os envolvidos.”

Também vereadora, Olívia Tenório também comentou sobre o acidente. “Lamento profundamente o trágico acidente ocorrido na Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde um ônibus perdeu o controle e caiu em uma área de mata. Minha solidariedade às vítimas e suas famílias. Estou em oração por vocês.”

Teca Nelma, vereadora da cidade de Maceió, afirmou: “Alagoas foi impactada neste domingo pelo trágico acidente ocorrido nas proximidades da Serra da Barriga, em União dos Palmares. Um ônibus perdeu o controle, com cerca de 40 pessoas a bordo. O momento é de intercessão pelas vítimas e seus familiares. Minha solidariedade a todos.”

Já a deputada estadual Cibele Moura comentou que está torcendo para que as vítimas sejam socorridas e possam se recuperar. “Uma tristeza o acidente na Serra da Barriga. Um ônibus escolar, que carregava 40 passageiros, caiu de uma altura de 20 metros. Estou buscando novas informações sobre o caso, torcendo para que as vítimas sejam socorridas em vida e tenham todo apoio para se recuperar desse episódio.”

Kátia Born, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, lamentou a tragédia e informou que designou uma equipe de assistentes sociais e psicólogos da Seades. “Agradeço ao Ministro Wellington Dias, que prontamente entrou em contato prestando sua solidariedade, em nome do presidente Lula. O MDS irá trabalhar de forma integrada a Seades, prestando todo apoio social, ajuda humanitária e psicológica a todos os sobreviventes”, pontuou.

Ministras do governo federal também se manifestaram. Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, destacou o simbolismo da região. “Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares. As vítimas estão sendo atendidas pelas unidades de União dos Palmares, com suporte do Governo do Estado de Alagoas.”

“Em um mês tão importante para todo país pelo mês da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece profundamente. Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível”, continuou.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, também se pronunciou:
“Minha solidariedade aos amigos e familiares das pessoas que estavam no ônibus que se acidentou hoje na região da Serra da Barriga, Alagoas. A região é de grande importância na história do Brasil por ter sido o local do Quilombo dos Palmares.”