Entre janeiro e setembro de 2024, a Ângela, assistente virtual do Instituto Natura, que recentemente incorporou o Instituto Avon, registrou mais de 10 mil acessos únicos ao chatbot – um aumento impressionante de 233% em relação a 2023, quando foram contabilizados cerca de 3 mil acessos. Criada para oferecer atendimento gratuito, humanizado e sigiloso a mulheres em situação de violência doméstica, a ferramenta já impactou mais de 700 mulheres desde seu lançamento, em 2020.
“Com a Ângela, conseguimos criar um ambiente seguro e acolhedor para apoiar mulheres em sua jornada de emancipação. Este ano, observamos um crescimento de 10% no número de atendimentos especializados, alcançando 377 mulheres até setembro, além de ampliar nossa atuação junto ao público em geral e consultoras Natura e Avon”, destaca Daniela Grelin, diretora executiva de Direitos e Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.
Campanha “Vozes Entrelaçadas – Quem Escuta uma Mulher Cala a Violência”
Em 2024, a Ângela se tornou a embaixadora oficial da campanha Vozes Entrelaçadas – Quem Escuta uma Mulher Cala a Violência, como parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, de 25 de novembro a 10 de dezembro. Durante esse período, as redes sociais do Instituto Natura vão divulgar conteúdos que reforçam o papel da Ângela no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Queremos assegurar que todas as mulheres tenham acesso a um espaço seguro, onde possam ser acolhidas e orientadas para enfrentar a violência de maneira respeitosa e no seu próprio ritmo,” ressalta Daniela.
Como a Ângela funciona
A Ângela pode ser acessada pelo WhatsApp no número (11) 94494-2415. Inicialmente, a vítima recebe orientações por meio do chatbot, e, se necessário, é direcionada para atendimento personalizado com uma assistente social especializada. Daniela enfatiza: “A Ângela não é um canal de denúncias, mas um espaço de acompanhamento que garante confidencialidade e suporte às mulheres para que elas tomem decisões no seu tempo.”
Parcerias que ampliam o impacto
A atuação da Ângela é fortalecida por parcerias estratégicas, como a da Uber, que fornece vouchers para transporte até delegacias e centros de assistência, e a iniciativa Bem Querer Mulher, que encaminha vítimas para serviços de proteção e saúde. Entre janeiro e setembro de 2024, essas parcerias resultaram em:
- Mais de 90 atendimentos psicológicos;
- 800 atendimentos socioassistenciais;
- 250 encaminhamentos para políticas públicas;
- 170 deslocamentos realizados pela Uber.
*com Assessoria