Foto: Internet
Marina Vieira Almeida Lima, de 17 anos, foi a única estudante de Alagoas a conquistar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A jovem concluiu o Ensino Médio no ano passado e está entre os 12 candidatos em todo o país que alcançaram a nota mil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proposta, informada pelo Ministério da Educação (MEC), segue a tradição de abordar questões sociais relevantes no contexto nacional. A redação do Enem representa 20% da nota final dos estudantes e busca avaliar competências como interpretação de texto e escrita.
Em 2024, cerca de 4,3 milhões de candidatos realizaram a prova. Apesar do alto número de participantes, apenas 12 obtiveram a nota máxima na redação. Além de Alagoas, estados como Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal também tiveram estudantes que alcançaram esse resultado.
Desempenho geral dos candidatos
A média geral dos inscritos na redação do Enem 2024 registrou um aumento em relação ao ano anterior, passando de 543 para 546. No entanto, quando analisadas as áreas de conhecimento, houve oscilações no desempenho dos estudantes:
- Matemática: 529 pontos (6 a menos que em 2023);
- Ciências Humanas: 517 pontos (5 a menos que em 2023);
- Ciências da Natureza: 465 pontos (32 a menos que em 2023);
- Linguagens e Códigos: 538 pontos (12 a mais que em 2023).