Foto: Ascom HEHA
A Assessoria de Humanização do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promove, semanalmente, o projeto Celebra Vida, que comemora o aniversário dos pacientes que estão internados nas enfermarias da unidade. A iniciativa tem a finalidade de valorizar o usuário, além de servir como recurso terapêutico na recuperação dos internos.
Uma vez por semana, as datas de nascimento dos pacientes que se encontram nas unidades de internação são pesquisadas pela equipe, e os que têm condições físicas para receber visitas são inseridos na lista dos homenageados.
Uma equipe multiprofissional de servidores paramentados com artigos festivos e instrumentos musicais vai até os leitos, entrega e lê um cartão de aniversário com um presente, congratula o paciente e canta os parabéns.
O projeto integra, ainda, os membros da enfermagem, que estão no cuidado direto com o interno, e os convida a oferecer os mimos, ler a mensagem e abraçar o paciente, o que fortalece ainda mais o vínculo do cuidador com quem está sendo cuidado. Os profissionais da área se sentem motivados e se engajam na celebração.
Para os pacientes que o Núcleo de Nutrição e Dietética libera a alimentação, o bolo é produzido pela própria nutrição do hospital e ofertado em embalagens. Já para aqueles que, por questões de saúde, não podem consumir o quitute, é levado um bolo de aniversário simbólico para representar os parabéns. Os aniversariantes ainda recebem presentes doados pelos próprios servidores.
“A celebração da vida, especialmente no contexto hospitalar, assume um significado profundo para os pacientes que enfrentam desafios de saúde. O projeto Celebra Vida se alinha aos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), promovendo o acolhimento, a valorização da subjetividade e a corresponsabilidade no cuidado”, explicou a assessora de Humanização do HEHA, Jocely Aredes.
Reação dos pacientes
Alice Lima, mãe da pequena Hanna Sofia, que estava internada no HEHA adorou a iniciativa. “Com minha filha internada, não podemos fazer uma festinha para ela e vocês alegraram esse dia”, comentou a mãe, enquanto a criança fitava curiosa a boneca que ganhou de presente da equipe.
“Nesta semana, comemoramos o aniversário de cinco pacientes, quatro adultos e uma criança. O Celebra Vida não é apenas uma comemoração de aniversário, mas um gesto que reafirma o valor da vida, proporcionando momentos de alegria e esperança em meio ao tratamento. A humanização do cuidado passa por ações como esta, que resgatam o sentido de pertencimento e fortalecem o vínculo afetivo no ambiente hospitalar”, concluiu a assessora de humanização Jocely Aredes.
*Com Assessoria