Com o objetivo de combater o racismo, Manuela Lourenço de França assumiu a pasta de Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Mulher preta e ativista, a superintendente natural de Palmeira dos Índios acredita que o combate ao racismo no Estado depende de uma política transversal que une todas as pastas em favor da população preta.
“Alagoas necessita de uma política direcionada para transformação da qualidade de vida da maior parcela dos alagoanos e das alagoanas. A Superintendência precisa envolver as demais políticas como direitos humanos, educação, saúde, segurança, cultura, assistência social e segurança alimentar na garantia dos direitos fundamentais”, relatou.
Ainda de acordo com Manuela, a criação da pasta dentro da Semudh traz avanços significativos em relação ao novo momento que o país e Alagoas vivem com governos mais progressistas e de caráter humanitário.
“É uma oportunidade ímpar de influenciar nas políticas de igualdade racial e combate ao racismo. Pretendo escutar o maior número de pessoas e movimentos, pois tenho a compreensão que política pública só se faz de maneira coletiva. Espero mostrar um trabalho que contemple o que o Governo do Estado necessita”, concluiu.
A secretária da Semudh, Maria Silva, Manuela tem larga experiência nas atuações da militância negra, e é muito competente nas tarefas de combate ao racismo e no cuidado da saúde da mulher negra. “Tenho plena certeza que, como superintendente, ela fará uma diferença ainda maior na causa”, assegurou a gestora.
*Com Semudh