Foto: Assessoria
Estão abertas as inscrições para o seminário “Alagoas Criativa: Potencializando a Economia com Inovação e Criatividade”. O evento ocorrerá no dia 1° de abril, a partir das 9h, no Centro de Inovação de Jaraguá, em Maceió. A ação é promovida pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e vai apresentar diversos debates sobre Economia Criativa em Alagoas.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o seminário tem como objetivo abordar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento cultural e econômico de Alagoas.
O encontro trará palestras e debates sobre as principais tendências e desafios do setor criativo e inovador em Alagoas e no Brasil, bem como as políticas públicas e iniciativas que podem fomentar o surgimento e o desenvolvimento desses empreendimentos.
Na ocasião, também serão apresentados casos de sucesso de empreendedores criativos, que conseguiram transformar ideias em negócios bem-sucedidos e que contribuíram para o crescimento da economia do estado.
Além disso, especialistas em diferentes áreas irão discutir e apresentar como a inovação e a criatividade podem ser utilizadas para impulsionar o desenvolvimento econômico e promover a diversificação do mercado local.
A abertura contará com a palestra sobre o Conceito da Economia Criativa, de Cláudia Leitão, responsável pela criação e primeira gestora da Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (Minc), consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Já o encerramento terá a palestra “Políticas culturais e gestão pública de cultura no Brasil contemporâneo: Desafios e perspectivas”, de Silvana Meireles, ex-secretária Executiva de Cultura de Pernambuco e ex-secretária nacional de articulação institucional do MinC.
O evento também contará com mesas sobre Artesanato, Moda, Design e Patrimônio; Empreendedorismo Étnico e Produção Cultural; Cultura Popular, Cultura Periférica e Culinária; Audiovisual e Artes Visuais; Artes Cênicas, Música e Literatura; e Jogos, Tecnologia e Inovação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link. Os participantes receberão certificado para o dia de participação.
*com Ascom Secult