Foto: Vitor Beltrão
A dependência de substâncias psicoativas é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizada em 33 países da América Latina, as contingências econômicas e sociais impostas pela pandemia da Covid-19 aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
Para reduzir o número de pessoas no consumo dessas substâncias, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) alerta para os riscos do consumo excessivo de álcool e de outras drogas. Segundo a superintendente de Políticas sobre Drogas, Lideilma Alves, este é um problema recorrente, sobretudo nos públicos de maior vulnerabilidade social.
“Os dependentes ainda sofrem com a estigmatização imposta sobre eles, que muitas vezes são vítimas de questões sociais e apenas precisam de auxílio médico e psicológico. Em Alagoas, este processo de apoio a essas pessoas avançou muito nos últimos anos e temos resultados expressivos que demonstram a necessidade de investimento em políticas públicas efetivas em todo o país”, complementa a superintendente.
Prejuízos sociais
O consumo excessivo de álcool ainda está relacionado a mais de 200 doenças, tais como obesidade, diabetes, pressão alta e alguns tipos de tumores.
“A dependência é uma questão de saúde pública e, além de prejudicar a saúde do dependente, o vício fere as relações pessoais e provoca prejuízos sociais que poderiam ser evitados. Precisamos estar atentos e estender a mão para todos aqueles que estão precisando”, disse Lideilma.
Em Alagoas, as Políticas sobre Drogas são coordenadas pela Seprev e são responsáveis pela execução do programa Rede Acolhe, um dos programas voltados para o acolhimento de dependentes químicos mais bem avaliados em todo o país. O programa oferta 750 vagas gratuitas para pessoas que buscam tratamento voluntário em uma das 33 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas.
Semana Nacional de Política sobre Drogas
Para fortalecer e ampliar ainda mais o atendimento da Rede Acolhe, a Seprev irá realizar diversas ações, entre os dias 26 e 30 de junho, em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, período instituído pela Lei 13.840, de 5 de junho de 2019. O cronograma de atividades conta com busca ativa por dependentes químicos pelas ruas de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, além da distribuição de materiais com o tema adotado “A curiosidade mata! Não experimente drogas”.
De acordo com a lei, durante esta semana órgãos ligados à Política sobre Drogas devem promover ações voltadas à redução da oferta de drogas no país e à prevenção da dependência química. A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho. Em Alagoas, a Seprev é a responsável por coordenar as ações voltadas para o fortalecimento das Políticas sobre Drogas.
*com Assessoria