A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou, na sessão ordinária dessa quarta-feira (16), o Projeto de Lei 184/2023 que torna Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas a Miss Paripueira.
Para a deputada estadual Cibele Moura, autora do projeto, a aprovação é extremamente satisfatória e importante, pois significa que a Miss terá seu legado marcado na história de nosso estado. “Ela faz parte do coração de todos os alagoanos, especialmente os do Litoral Norte. Assim, ela é imortalizada por essa Casa, para que as próximas gerações conheçam seu legado, quem ela foi e o que representa para nosso Estado”.
Na justificativa do projeto, a parlamentar destaca a contribuição de Ambrosina Maria da Conceição, a Miss Paripueira, para o acervo cultural alagoano, extrapolando os limites do município no qual ficou famosa.
“Todos os dias saía de sua casa vestida com roupas coloridas e adornada com acessórios extravagantes. As ruas da cidade de Paripueira eram a sua passarela. E por onde desfilava, recebia aplausos e gracejos dos moradores e convites de turistas para tirar fotos. Nos típicos festejos de Santo Amaro, no mês de janeiro, a Miss fazia a alegria dos jovens e crianças, divertida com seus colares, suas roupas coloridas e um sorriso, tornou-se símbolo da cidade”, relembra Cibele.
A deputada destacou, também, a realização de eventos em homenagem a Ambrosina, como o bloco “Miss Paripueira”, que teve início em 2018, e o “Concurso de Fantasia Miss Paripueira (a Sabiá) – Soltando o Riso”, que ocorreu no Carnaval de 2010.
Agora, o Projeto de Lei segue para sanção governamental.
*Com Assessoria