Foto: Assessoria
“O diagnóstico precoce salva vidas. Para mim, fundamentalmente, foi o que me salvou. Foi através do autoexame que eu descobri que tinha alteraçãozinha na minha mama. Isso me levou a ir ao médico e descobrir o câncer na fase inicial. Outubro é o mês da conscientização, mas esse movimento precisa ser de janeiro a janeiro para conscientizar as mulheres a fazer os exames”. O relato é da empreendedora Myrtha Melo, que venceu a luta contra o câncer de mama.
Ela participou de uma palestra informativa nesta segunda-feira (2) sobre o assunto para os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). O evento, realizado em alusão ao Outubro Rosa, reuniu uma plateia engajada em aprender mais sobre a importância da detecção precoce e cuidados relacionados à doença.
De acordo com as informações, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele corresponde a 28% dos casos novos de câncer em mulheres, mas também acomete homens, conforme o Ministério da Saúde.
Para falar sobre a importância do autoexame e de realizar a mamografia com regularidade, Daniela Silveira Palmeira, gerente de valorização de pessoas do Detran, ministrou palestra, enfatizando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.
“Compartilhar informações proporciona mais conscientização sobre a doença, o que pode levar ao diagnóstico inicial, salvando vidas. A luta contra o câncer de mama é diária, mas é imprescindível termos um mês inteiro dedicado à prevenção. Esperamos que a iniciativa inspire na prevenção e no cuidado com a saúde, incentivando os servidores a se engajarem em práticas saudáveis e a manterem-se informados sobre questões críticas de saúde, como o câncer de mama”, afirmou.
*Com Assessoria