Incentivar o empreendedorismo feminino, fornecendo a capacitação necessária é uma das prioridades da candidata a prefeita de Teresina (PI) Gessy Fonseca (PSC), que disputa pela primeira vez o cargo de comando do Executivo municipal e tem como vice Mara Denise (PSC). Ela é a quarta na série de reportagens do Eufemea com as candidatas às prefeituras do Nordeste.
Ao se definir, Gessy afirma que é cristã, missionária, empreendedora, casada e protetora dos animais e afirma que é para a mulher, principalmente, que voltará seu mandato.
Por ser mulher e estar na política, ela acredita que já encoraja muitas outras a se posicionarem, “não só para estarem disputando um cargo, mas também para participarem ativamente da escolha dos seus representantes e fiscalizar a ação dos mesmos”.
Para Teresina, ela propõe “fortalecer a economia (micro e pequeno empreendedor/fortalecer a agricultura familiar), gerar 100 mil novas oportunidades de trabalho”, além da construção de “creches em tempo integral para as mães poderem trabalhar e deixar seus filhos em segurança; Teresina mais segura com o fortalecimento da guarda municipal, iluminação das ruas e saúde de qualidade mais perto da população”, diz a candidata.
Participação popular na gestão é uma das cobranças que muito se faz. Como você pretende levar o povo a participar da gestão e evitar o chamado mandato de gabinete?
Pretendo sempre estar perto da população, perguntando opinião sobre a gestão, como podemos melhorar. Implantaremos um app para que as pessoas acompanhem nossa gestão e possam fazer suas críticas e sugestões, assim como apontar possíveis problemas na cidade.
Como concorrer com os grandes grupos políticos e ter chance de vitória?
Sou um novo nome, não tenho histórico político, não tenho os vícios da política tradicional. Teresina quer gente nova na política e Gessy é a força da renovação, da juventude e da transformação que Teresina quer.