Em uma cerimônia realizada neste Dia Internacional da Mulher, no plenário da Câmara de Vereadores de Maceió, o Portal Eufêmea recebeu a Comenda Senador Arnon de Melo. A homenagem foi concedida pela vereadora Teca Nelma (PSD), autora do decreto legislativo que reconhece a contribuição do portal na amplificação das vozes femininas.
A CEO do Eufêmea, a jornalista Raíssa França, foi a responsável por receber a comenda em nome do portal. Na cerimônia, Teca destacou o papel do portal na denúncia das violências contra as mulheres e na celebração de suas conquistas na sociedade.
Teca Nelma, em seu discurso, enfatizou a importância do Eufêmea como um veículo que dá voz às narrativas femininas, enfrentando diariamente desafios e resistindo na luta por igualdade de gênero. A vereadora ressaltou que a aprovação do projeto não foi unânime, evidenciando resistências e incômodo, mas destacou a vitória alcançada.
Leia mais: Câmara de Vereadores de Maceió aprova comenda para o Eufêmea e tem voto contrário de Leonardo Dias
“A gente resiste nesta casa, e fazer política para as mulheres incomoda diariamente. Essa foi a única comenda que não foi aprovada com unanimidade entre todas as que foram entregues hoje. Mas o portal feminino incomoda muita gente. Vocês incomodam, e nós incomodamos. É um reconhecimento, mesmo com esses votos contrários, de toda a Câmara de Vereadores. Nós vencemos. O Portal Eufêmea é uma vitória de todas as mulheres que constroem uma Maceió igualitária para todas,” declarou a vereadora.
Raíssa França expressou sua gratidão pelo reconhecimento e destacou os desafios enfrentados pelo portal ao abordar temas sensíveis. “Quando a gente fala sobre alguns assuntos, realmente somos atacadas, recebemos comentários ruins, somos até atacadas por outras mulheres. Muitas vezes as pessoas criticam alguma coisa, mas a gente vai continuar falando. É nosso dever como jornalistas informar, é nosso dever proporcionar informação para as mulheres,” afirmou.
A jornalista enfatizou a importância de superar as bolhas do universo feminino e unir forças em prol da igualdade de gênero. “Acredito que a gente consegue, mas só se a gente furar a nossa bolha e se a gente der realmente as mãos. Se a gente não fizer isso, por uma luta individual, a gente não caminha. Então, como todos dizem, vida longa ao Eufêmea,” concluiu.
Veja outras mulheres homenageadas na celebração:
- Comenda Vereador Otacílio Holanda: CAROLINE BALBINO
- Comenda Ismar Malta Gatto: ROSANA JAMBO DE OLIVEIRA
- Comenda Vereador Otacílio Holanda: INSTITUTO AGDA BIANCO.
- Comenda Jarede Viana: CHARLENE DIANA PEREIRA DE BARROS SANTOS
- Comenda Noraci Pedrosa: MARIA ROSA DA SILVA
- Comenda Jarede Viana: PROJETO NOVO ENSINO SUPLEMENTAR
- Comenda Professor Élcio De Gusmão Verçosa: MARIA SOCORRO DOS SANTOS MENDES.
- Comenda Senador Arnon de Mello: EUFÊMEA / RAÍSSA FRANÇA