Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc
A Trakto Show foi palco na tarde desta quinta (01) da primeira edição do prêmio Pesquisador Visionário. A homenagem reconhece estudiosos de destaque que desenvolveram projetos de alto nível na história da ciência alagoana.
Integrando as programações do maior evento de negócios do Nordeste, a premiação contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que desempenhou um papel substancial no suporte e desenvolvimento destes pesquisadores ao longo de suas carreiras.
Do Centro Universitário Cesmac, Sônia Ferreira foi uma das contempladas. A doutora em ciências destacou como a participação nos editais da Fapeal, especialmente o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), foi crucial para a melhoria das pesquisas clínicas e epidemiológicas focadas em pacientes com HIV e câncer de boca. O apoio da Fapeal permitiu avanços significativos no diagnóstico precoce e tratamento desses pacientes, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.
“A Fapeal tem sido fundamental desde que a gente começou a participar dos editais, principalmente o PPSUS que foi onde tudo mudou. Mas por que mudou? Porque a gente começou a conduzir pesquisas de maior qualidade a partir daí. E com relação às tecnologias duras, através dos aplicativos que criamos para trabalhar com o fumo, conseguimos desenvolver diagnósticos precoces do câncer de boca que podem ser usados por toda a rede. Então, temos avançado bastante no diagnóstico e no tratamento destes pacientes, melhorando as suas qualidades de vida e trazendo mais conforto nessa trajetória tão difícil que é o tratamento do câncer”, abordou a odontóloga.
*Com Assessoria