Foto: Assessoria
A reunião do G20 – grupo que reúne as principais economias do mundo – está movimentando Maceió até a próxima sexta-feira (13) com discussões do Grupo de Trabalho de Economia Digital. A rede estadual de ensino também está presente neste momento histórico para a capital alagoana, com 15 estudantes atuando como Jovens Repórteres e produzindo conteúdo sobre o evento, que ocorre no Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Em comum, os 15 selecionados têm a facilidade de se expressar e se comunicar, além do domínio da língua inglesa, visto que muitas delegações estrangeiras estarão na cidade. Eles também passaram por um curso de qualificação promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O grupo foi dividido de forma que, a cada dia, cinco estudantes participem da cobertura das atividades programadas para aquela data. Esta será a dinâmica até a próxima sexta-feira, quando acontece uma reunião ministerial.
Experiência para a vida
Grazielle Saraiva, da Escola Estadual Princesa Isabel, de Maceió, é uma das Jovens Repórteres e diz que a experiência marcará sua vida para sempre. “Sempre fui fascinada pela comunicação e é incrível estar aqui, junto com os profissionais da imprensa, os quais são muito gentis e nos ensinam muito. É uma vivência enriquecedora, pois estamos aprendendo muito, mas não deixamos de ser adolescentes, vivendo este momento inesquecível com nossos amigos”, declara a garota, que também é presidente do grêmio estudantil de sua escola.
Outra Jovem Repórter é Alana Damasio, do Colégio Tiradentes – Unidade Maceió. A adolescente de 17 anos, que no mês de julho, viajou à China para um intercâmbio com os Jovens Repórteres do país asiático, também demonstra entusiasmo por fazer parte da Imprensa Jovem.
“Para mim, tem sido uma experiência muito importante participar de um evento deste porte. E também tem sido muito divertido: aprendemos muito, fizemos muitas amizades e já me enxergo trilhando meu futuro na comunicação. É uma lembrança que levarei para o resto da vida”, afirma a jovem.
A professora Sandra Pontes, técnica da Seduc que acompanha o grupo, enumera os benefícios e os aprendizados que os estudantes adquirirão atuando como Jovens Repórteres. “Aqui eles também desenvolvem habilidades tanto no campo pedagógico como no socioemocional, conhecendo novas culturas, como se portar em um evento desta magnitude, como se expressar, como ver o outro. Um aprendizado que levarão para a vida”, avalia.
*Com Assessoria