Foto: Brunno Afonso / Ascom Sesau
O Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, deu um passo importante na assistência à saúde mental infantil ao inaugurar os primeiros leitos especializados no Estado. A partir desta terça-feira (10), a unidade passou a contar com quatro leitos destinados ao atendimento psicossocial pediátrico, com a previsão de expansão para oito leitos em breve. A iniciativa busca preencher uma lacuna histórica na assistência à saúde mental, atendendo crianças de até 12 anos e, em casos específicos, pré-adolescentes.
Atendimento regulado e especializado
A supervisora de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Tereza Cristina Tenório, explicou que os atendimentos serão realizados por meio do Sistema de Regulação do Estado.
“Estes leitos são mais uma conquista da Sesau. Temos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Estado, e esses novos leitos reforçam essa rede de assistência. Atenderemos crianças até 12 anos e, em situações específicas, pré-adolescentes de até 13 anos. Inicialmente, serão quatro leitos voltados para transtornos diversos, como sofrimento mental, automutilação e tentativas de suicídio, com a previsão de ampliar para oito leitos”, detalhou.
Avanço para a saúde pública em Alagoas
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública em Alagoas.
“Com a abertura desses leitos no Hospital da Criança, o Governo de Alagoas reafirma sua preocupação com nossas crianças. Esses leitos atuarão como retaguarda para acolher de forma digna e humanizada as crianças em sofrimento psicossocial”, afirmou o secretário.
Equipe multidisciplinar dedicada
Saulo Emanuel, assessor médico de saúde mental, ressaltou que as crianças contarão com uma equipe multidisciplinar preparada para atender tanto os pacientes quanto suas famílias.
“Sabemos que os desafios psicológicos podem começar na infância, e o sofrimento psíquico não está restrito apenas à população adulta. Por isso, é fundamental oferecer um cuidado diferenciado para essas crianças que necessitam de acompanhamento especializado”, pontuou.
Atendimento humanizado e capacitado
Durante a inauguração, o diretor médico do HCA, pediatra Roney Damacena, expressou sua satisfação em oferecer esse serviço.
“Aqui vamos acolher nossas crianças de forma segura e humanizada. Contamos com equipes capacitadas, que estão preparadas e entusiasmadas para oferecer um serviço de excelência. Agradeço ao governador Paulo Dantas e a todas as equipes envolvidas nesse processo por tornarem essa conquista possível”, concluiu.
*com Agência Alagoas