Foto: Thiago Ataide / Ascom Cria
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), promoveu, nesta quinta-feira (12), a premiação dos municípios, crianças e personalidades alagoanas com histórias inspiradoras e projetos exitosos relacionados ao desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. A 2ª edição do Prêmio Cria contou com cinco categorias especiais, apresentação cultural e uma menção honrosa.
O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, aproveitou a oportunidade para pontuar sobre as mudanças que vêm sendo realizadas em Alagoas no decorrer dos anos. “Estamos mudando cada vez mais os índices, os números e a vida das pessoas de Alagoas. Na minha época não tinha isso tudo, e hoje temos uma equipe completa e responsável pela infância, algo que antes estava apenas começando. Vocês são necessários e juntos compreendemos a importância do nosso trabalho e do nosso compromisso com as novas gerações”, destacou Lessa.
A secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, destacou o trabalho feito pelo Cria, que vem mudando a vida de milhares de alagoanos.
“Nós estamos muito felizes em realizar esse evento, porque ele é a finalização de um trabalho bem feito em prol da primeira infância, tanto por parte do Cria quanto dos municípios alagoanos, que apresentam mensalmente melhoras evidentes em políticas públicas para as crianças. Juntos conseguimos fazer cada vez mais. E isso é apenas o começo”, disse.
Na oportunidade, os secretários do Cria, Rhaissa Paz e Gustavo Philipe, pontuaram também as mudanças para o ano de 2025, como o lançamento do manual para os prefeitos, contendo diretrizes sobre políticas públicas efetivas para as crianças alagoanas.
Os premiados
Uma das categorias mais especiais, a de Criança Destaque, direcionada para crianças de até 6 anos de idade, reconheceu e celebrou as habilidades, realizações excepcionais e histórias de inspiração dos pequenos. Foram premiados nessa categoria Henrique Ferro Pereira de Souza (Maceió); Gael Souza Gomes – (Pão de Açúcar); Nicolas Antônio Soares dos Santos (Maceió); Emanuel Lacerda dos Santos (Colônia Leopoldina); Guilherme Silva dos Santos (Inhapi); Maria Olívia Aquino dos Santos (Pilar); Heitor Rafael Santos Noia Sobral (Delmiro Gouveia); Ágatha Sophia Alves da Silva (União dos Palmares).
Todos os pequenos tiveram seus vídeos de inscrição exibidos no evento, emocionando todos os presentes. Eles subiram ao palco, acompanhados dos responsáveis, e saíram de lá com seus troféus de campeões.
Para Claudine Lima, mãe do pequeno Heitor Rafael, o prêmio é simbólico e um momento de felicidade por tudo que seu filho vem conquistando.
“Ele está tão feliz de estar aqui hoje que vocês não podem imaginar. O Heitor é um guerreiro que vem vencendo todos os dias, desde o ventre até hoje. Ele venceu na saúde e todas as suas dificuldades e vem vencendo também na educação. Estamos muito felizes com esse reconhecimento especial feito pelo Cria”, relatou a mãe, emocionada.
Além das crianças da categoria, foi feita também uma menção honrosa para a pequena Ana Luiza Gomes da Silva, de 10 anos, vinda de União dos Palmares e que representa todas as crianças envolvidas no episódio do acidente ocorrido no dia 24 de novembro, em Serra da Barriga. Em seu período no hospital, apesar das perdas, Ana permaneceu calma ajudando seus irmãos e incentivando toda a equipe. A pequena não conseguiu comparecer à cerimônia, então a menção honrosa foi recebida pelo prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas por seu vice-prefeito, Júnior Menezes.
Já na categoria Creche Cria Destaque, foram selecionadas as cinco primeiras unidades educacionais que mais participaram dos encontros formativos realizados pela Secretaria da Primeira Infância através do Circuito Formativo e que mais pontuaram com a matrícula de crianças e bebês por turma. São elas: Pilar, Piranhas, Coruripe, São Miguel dos Campos e Olho D’Água do Casado.
Em “Excelência Municipal em Indicadores da Primeira Infância” a seleção levou em consideração os dados e indicadores dos últimos 12 meses, tendo como base os inscritos no CadÚnico, exames de Pré-natal, cobertura vacinal, etc. Foram selecionados os seguintes municípios: Penedo, Olho D’Água das Flores, Piranhas, Piaçabuçu e Matriz de Camaragibe.
Na categoria Experiências Municipais Exitosas, o Comitê do Prêmio Cria selecionou cinco municípios alagoanos que contribuíram com políticas públicas voltadas na melhoria de vida das crianças. Foram selecionados os seguintes municípios e suas respectivas ações: Delmiro Gouveia, com o projeto Atendimento Educacional e Clínico Professora Mireta Vieira Batalha, que tem como objetivo promover a educação e mudar os índices de crianças com deficiência intelectual.
Atalaia, com o projeto “Alimente uma Vida”, que desempenha um papel fundamental na disseminação de informações para gestantes e lactantes do município, destacando a importância do aleitamento materno e seus benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. Por meio de apoio contínuo, o projeto busca garantir que todas as mães tenham a melhor experiência possível durante esse período tão importante.
União dos Palmares, que por meio do programa Crescer + vem buscando a promoção de mudanças concretas e significativas na vida das crianças atípicas, colocando a infância como o “carro chefe” das políticas públicas municipais, ou seja, a primeira infância vem sendo prioridade absoluta no âmbito municipal, constituindo-se numa política completa e articulada de atendimento também aos direitos das crianças pequenas com deficiência.
O município de Monteirópolis, que com o projeto “Práticas de resgate e valorização cultural local na primeira infância”, tem como foco a importância de integrar a cultura local às práticas pedagógicas na educação infantil. E o município de Palestina, através do projeto “Cores da Igualdade”, tendo como propósito o combate ao racismo desde a infância e a valorização da cultura afro-brasileira, além de fomentar a convivência harmônica entre as crianças em sua diversidade.
Já na categoria de Personalidades Destaque, os selecionados que receberam o prêmio nesta edição foram Maria de Fátima Santos Araújo, coordenadora da Pastoral da Criança e da Associação Clube de Mães do distrito Barragem Leste – (Delmiro Gouveia); Marcos Silva, Prefeito do município de Messias; Paula Cintra Dantas, secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio da Seplag; Charla Cavalcante Feitoza, nutricionista no município de Pilar e Marta Celeste de Oliveira Mesquita, coordenadora da Rede Alyne em Alagoas (Maceió).