Colabore com o Eufemea
Advertisement

Saiba como realizar cirurgia de laqueadura no Hospital da Mulher de Alagoas

O Hospital da Mulher (HM), referência no cuidado à saúde das alagoanas, oferece diversos serviços especializados, entre eles a cirurgia de laqueadura, um método de esterilização feminina permanente. O procedimento consiste em cortar, amarrar ou obstruir as trompas, impedindo a ligação entre útero e ovários, o que impede a fecundação e a gravidez.

Para ter acesso à laqueadura, é necessário obter um encaminhamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Entretanto, as mulheres que realizam trabalho de parto na unidade podem solicitar um pedido médico para iniciar o processo no Ambulatório de Planejamento Familiar.

Segundo o coordenador médico do Hospital da Mulher, Álvaro Bulhões, o processo segue etapas bem definidas. “Após 45 dias do nascimento do bebê, a paciente retorna ao Hospital da Mulher, onde é orientada por uma ginecologista, faz a ficha de anamnese e realiza os exames pré-operatórios na própria unidade. Em seguida, passa pela avaliação da assistente social e assina um termo de responsabilidade. Após 60 dias, a cirurgia de laqueadura é agendada”, explicou.

Já para as mulheres que não são pacientes do hospital, o primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar encaminhamento ao Ambulatório de Planejamento Familiar. Nesse serviço, elas passam pelas mesmas etapas necessárias até serem encaminhadas para o procedimento cirúrgico.

Experiência positiva no Hospital da Mulher

A paciente Thâmires Fidelis, que teve sua segunda filha no Hospital da Mulher em 2023, compartilhou sua experiência ao optar pela laqueadura. “Após o parto, informei à médica meu desejo de realizar a cirurgia. Fui encaminhada ao Ambulatório de Planejamento Familiar, onde iniciei o processo. Fiz os exames pré-cirúrgicos no próprio hospital e fui muito bem atendida por toda a equipe”, contou.

Thâmires destacou ainda a tranquilidade do procedimento e do pós-operatório. “A cirurgia e minha recuperação foram muito tranquilas. Recebi todo o suporte necessário no pós-cirúrgico e sou muito grata aos profissionais que me atenderam”, finalizou.

*com Assessoria