Foto: Assessoria
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Maceió realizou, nessa quarta-feira (12), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), na Central do Samu em Maceió, o I Curso de Nivelamento dos Instrutores (CNI). Com duração de 12 horas, o curso reuniu médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em uma iniciativa destinada a melhorar, ainda mais, a qualidade dos atendimentos prestados à população alagoana.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância do evento. “Esse curso é uma ferramenta fundamental para garantir que nossos instrutores estejam sempre atualizados e preparados para ensinar técnicas de atendimento de alta qualidade. Estamos investindo na capacitação contínua de nossos profissionais para salvar vidas com mais eficiência”, afirmou.
O coordenador do Nep, médico Luiz Antonio Mansur Branco, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “Nosso objetivo é manter a excelência no serviço prestado pelo Samu. Este curso ajuda a padronizar procedimentos e garante que todos os instrutores estejam alinhados com os protocolos mais recentes. Uma equipe bem treinada e unida resulta em atendimentos mais seguros e eficazes para os pacientes”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou o compromisso do governo com a saúde pública. “Este curso demonstra o esforço dos profissionais do Samu em oferecer um atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência com qualidade. Essa dedicação resultará em mais vidas salvas e um sistema de saúde mais eficiente para os alagoanos”, disse.
Entre os participantes, o enfermeiro Breitner Pereira Lima, instrutor do Nep, destacou o valor do entrosamento promovido pelo curso. “O nivelamento ajuda a alinhar as didáticas de ensino e fortalece o trabalho em equipe entre os instrutores. Cada tema abordado reflete a especialidade de quem o apresentou, mas todos têm amplo conhecimento sobre os assuntos discutidos. Isso garante que possamos ensinar com segurança e confiança”, comentou.

Temas
Durante o curso, foram abordados temas como Física do Trauma, Avaliação da Cena do Acidente, Manejo no Atendimento Pré-Hospitalar, Traumatismo Cranioencefálico (TCE), Trauma Torácico e Abdominal, Prevenção de Lesões, Gerenciamento de Desastres e Traumas Ambientais.
Entre os tópicos discutidos, estavam: identificação correta de traumas graves, como fraturas e ferimentos no tórax; avaliação inicial do paciente, incluindo sinais vitais e histórico médico; importância da oxigenação adequada no atendimento.
Também se discutiu estratégias para reduzir complicações e mortalidade em casos de trauma; como gerenciar cenas de acidentes, garantindo a segurança da equipe e das vítimas e prevenção de lesões no atendimento pré-hospitalar, com foco em reduzir custos e melhorar resultados.
Outro ponto importante foi a discussão sobre traumas ambientais, como afogamentos e lesões causadas por raios. Os participantes também debateram formas de prevenir acidentes, reduzindo a demanda por serviços médicos emergenciais e aliviando a sobrecarga nos sistemas de saúde.
Para os instrutores, o curso não só padroniza procedimentos, mas também promove crescimento pessoal e profissional. “Estamos capacitando nossos instrutores para que eles possam repassar esse conhecimento aos demais profissionais do Samu. Isso garante um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado”, concluiu Beatriz Santana.
Neste primeiro curso participaram treze instrutores: médicos: Alanderson da Costa Moreira dos Santos, Carlos Vinicius Jorge, Ewerton Leandro Sores Silva, Jack Emerson Barros Viana, Luiz Antonio Mansur Branco, Raphael da Rocha Carvalho, Rodrigo Nicácio Santa Cruz e Tatiana Kalef Leão; enfermeiros: Andrelina Melo de Lima Gonçalves, Breitner Pereira Lima, Caio César da Silva Barros, técnicos de enfermagem: Maria Laura Fernandes Alves e Mirian Patrícia de França Oliveira.
Em caso de ocorrência de urgência e emergência, ligue 192.
Quando devo chamar o Samu:
– Dores no peito de aparecimento súbito;
– Crise convulsiva (ataques e convulsão);
– Em situações de Intoxicação ou envenenamento;
– Queimaduras;
– Trabalho de parto com situação de risco;
– Perda de consciência (desmaio);
– Falta de ar;
– Queda acidental (em casa e na rua);
– Sangramento com hemorragia;
– Crise hipertensiva;
– Acidentes de trânsito (carro, moto, bicicleta)
-Atropelamento
-Engasgos (criança, adolescente e adultos)
*Com Assessoria