Foto: Arquivo Pessoal
“Íamos nos casar dia 30 de abril de 2022. Dez dias antes da data, enquanto eu mandava fotos de como estava ansiosa para vê-lo no altar, toda empolgada, ele terminou comigo por mensagem de WhatsApp, me disse que tinha outra e ainda falou que eu era a culpada”.
Jessica Pereira Santos, de 26 anos, é de Salvador e estudante de fisioterapia. Em depoimento, ela relata o que passou com final inesperado do relacionamento.
“Já namorávamos há três anos quando fui pedida em casamento, em 2020. Organizamos a festa, que não seria muito grande. (…)Posso dizer que, por pelo menos metade desse tempo de namoro que tínhamos, a nossa convivência era boa. Ele apoiava meus estudos, saíamos juntos”, conta.
No entanto, as coisas mudaram um pouco quando passou em fisioterapia. “O discurso mudou. Ele disse que não aceitaria mais porque eu poderia estar em, por exemplo, um almoço de família e largar tudo para ajudar um paciente – algo que está na troca de mensagens do término”, conta.
Ela acreditava que, por ele ser engenheiro, e ter uma profissão que exige viajar muito, seria compreensivo. “Afinal, eu ficava sozinha vários dias para seus compromissos de trabalho. Não sei se essa ideia dele sobre minha profissão veio pelo fato de que eu teria uma rotina complicada ou porque ele já tinha outra”.
Segundo Jessica, depois do pedido de casamento a relação mudou para melhor por pelo menos uns seis meses. “Ele me disse que ia mudar em certas atitudes, que não ia me pressionar. Como eu tinha sentimentos por ele, acreditei. Por esse pequeno período passamos a brigar menos, mas logo voltou ao normal”.
A estudante afirma que apesar disso, a organização do casamento continuou. “Teríamos uma festa para família e amigos mais íntimos. Organizamos um chá para casa nova, ganhamos presentes e tudo que chegava ia para a casa dele, que era onde íamos morar. Estava tudo contratado para a festa”, relata.
Mas, dez dias antes de subir ao altar, veio o pedido de término. “Fiquei muito triste. É difícil não ficar abalada, porque isso mexe muito com nossos sentimentos, mesmo que a relação não fosse das melhores”.
Como uma forma de tentar lidar com a situação, ele resolvou gravar vídeos no TikTok sobre a experiência. “Foi muito dolorido pra mim, e não imaginei que as pessoas iriam querer saber a história toda. Gravei os vídeos que postei no TikTok para ajudar outras pessoas e não para me aparecer”, explica.
Ela conta que estava muito abalada psicologicamente e ainda precisava lidar com os cancelamentos dos fornecedores. “Meu ex resolveu com alguns mas com outros nem quis se meter. Consegui reaver uma quantidade do dinheiro investido, mas ainda falta muito. A família dele entrou em contato comigo e disse que vão devolver mais algum valor, mas que esse processo é demorado”.
Foco nos estudos
No dia seguinte ao término, ela foi ao aniversário de um amigo em comum ao ex, pois não queria ficar em casa. “Quando meu ex me viu conversando com um colega na festa, disse que eu estava o traindo. Sendo que pela troca de mensagem foi ele quem confessou que estava conhecendo outra pessoa e que não queria mais casar”.
“Ele teve bastante tempo para terminar, mas resolveu fazer nas vésperas do nosso casamento. Fiquei muito abalada. Até hoje ele fala que fui eu quem traiu, quem mentiu e quem enganou. Mas não ligo mais. Acredito que nós, mulheres, não devemos nos submeter a esse tipo de homens”, diz Jessica.
“No momento, não pretendo ter um relacionamento. Quem sabe mais pra frente, né? Eu quero focar no que realmente importa pra mim: meus estudos —o que, supostamente, foi uma das causas do fim do meu noivado”, finaliza.
*com Universa/UOL