Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Iniciada na última quarta-feira (15), juntamente aos shows do São João de Maceió no bairro do Benedito Bentes, a campanha “Coleta Seletiva é Massa” mobilizou quatro cooperativas parceiras da Prefeitura para fazer o recolhimento de recicláveis durante e depois das atrações. Ao todo, em cinco dias de festa, os catadores recolheram cerca de 1.300 quilos de material, dando para eles a destinação correta.
A iniciativa da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que conta com mais de 100 catadores, também estará no bairro de Jaraguá a partir do dia 23 deste mês, quando se inicia a programação do polo, e visa manter o ambiente de shows limpos e confortáveis para as pessoas que irão curtir o maior São João do litoral, além de evitar o descarte irregular e a destinação incorreta de itens recicláveis.
Virgínia Lucena, que é coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis, diz que a atividade contribui para a limpeza da cidade e para a geração de renda entre os trabalhadores.
“Os materiais recicláveis geralmente são recolhidos e misturados com o lixo comum neste tipo de situação, de eventos públicos, então acaba indo parar no aterro sanitário e deixa de ser aproveitado por quem mais precisa: as cooperativas. Com essa ação, estamos destinando o reciclável para o local correto, onde pode ser reaproveitado e ainda gera renda para as famílias envolvidas na reciclagem”, disse.
Além do trabalho realizado pela Coopvila, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Coopmundaú, a Sudes também realizou uma operação de limpeza antes, durante e depois de cada show. No Biu, 20 garis fizeram a manutenção da limpeza do ambiente diariamente. Após o fim de cada dia de atrações, cerca de 50 agentes fizeram a higienização, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.
No polo Jaraguá, o planejamento segue quase idêntico ao do Benedito Bentes. No entanto, devido a maior estrutura, o contingente de catadores das cooperativas será ampliado para 30. Além disso, os resíduos sólidos gerados pelos ambulantes também serão cedidos para que as cooperativas possam gerar renda.
*com Ascom Sudes