Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
O setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) discutiu e planejou as ações para o segundo semestre da rede municipal de ensino, visando garantir mais segurança alimentar aos 55 mil alunos. A reunião de planejamento foi realizada nesta quarta-feira (10) com nutricionistas e técnicos do setor.
As avaliações das ações e os novos planejamentos tiveram como base o Plano de Trabalho do ano de 2022, o qual está em execução. Um dos tópicos discutidos durante a reunião foi a nova estrutura de cardápio escolar, conforme explica a coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Rafaella Pessoa.
“Dentre as ações previstas no Plano está a nova estrutura de cardápio escolar, a qual está classificada em cardápios cíclicos e cardápios especiais, além das orientações nutricionais que são sistematicamente fornecidas aos dirigentes escolares e merendeiras da rede”, afirmou.
Rafaella também falou das ações práticas que serão realizadas nas escolas e creches municipais. “Outra importante iniciativa referente ao cardápio e prevista na legislação é o Teste de Aceitabilidade, que será realizado em unidades escolares ainda neste mês de agosto”, afirmou.
Durante a reunião ficou acordado, ainda, a necessidade da organização no processo de levantamento de dados documentais para a elaboração do relatório consolidado referente ao ano de 2022, tendo em vista a importância deste documento, que retrata todas as ações realizadas pelo setor de alimentação nutrição escolar durante todo o ano.
“Toda a equipe reconhece que o cumprimento dessas ações registradas no plano de trabalho vem fortalecer o relevante papel da escola pública na vida de seus alunos, contribuindo com a sua aprendizagem e com sua qualidade de vida”, destacou a coordenadora do setor de Alimentação e Nutrição Escolar.
Dia do nutricionista
No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, pensando nisso, o setor vai promover uma série de ações ao longo do mês, além da realização de visitas técnicas de monitoramento, que serão retomadas este mês e as formações continuadas previstas para reiniciarem no mês de setembro.
*com Ascom Semed