Os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Municipal Professor Lenilto Alves, localizada no Jacintinho, foram inseridos no mundo do empreendedorismo na segunda-feira (12), quando participaram de uma palestra sobre o tema, da qual participaram cerca de 60 estudantes.
Na oportunidade, os alunos conheceram alguns conceitos de empreendedorismo e de educação financeira.
Palestra abordou o tema da educação financeira. Fotos: cortesia
A articuladora da educação empreendedora e técnica da EJAI, Magda Matos de Oliveira, explicou que o curso possibilita ao estudante buscar novos caminhos e oportunidades.
“Os alunos iniciaram de forma tímida, mas no decorrer do curso já estavam bastante desenvoltos e muito satisfeitos com a abordagem aplicada. Ele começa a enxergar as suas potencialidades que muitas vezes estão suprimidas pela falta de autoconfiança”, revelou.
A analista do Sebrae-AL pontuou que a proposta é capacitar toda a rede de alunos da EJAI na metodologia de Projeto de Vida, Empreendedorismo e Finanças.
“O mais importante é desenvolver habilidades e competências empreendedoras que podem facilmente serem aprendidas para desenvolverem uma mentalidade empreendedora, com mais autonomia e protagonismo em suas vidas. E isso amplia horizontes e muda vidas”, informou.
Cursos de empreendedorismo
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Sebrae Alagoas estão ofertando oficinas de empreendedorismo para professores e estudantes da rede municipal de ensino. O convênio, com duração de dois anos, deve atingir e capacitar cerca de nove mil estudantes e três mil professores do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
O objetivo da parceria é buscar desenvolver uma educação, mentalidade empreendedora nos alunos e nos professores também, não só em relação a negócios, como abrir ou administrar sua própria empresa, bem como para a sua vida, traçando estratégias e inovações.