O HIV é a sigla em inglês conferida ao vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), que é caracterizada pelo ataque ao sistema imunológico, responsável por defender o corpo contra doenças. Apesar de incurável, quando o vírus é descoberto em sua fase inicial, há grandes chances de controlar sua evolução e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Para auxiliar no diagnóstico precoce da população, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza testes rápidos gratuitos que detectam a condição em poucos minutos. O serviço é ofertado em todas as unidades de saúde da capital e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Bloco I do PAM Salgadinho.
De acordo com a gerente do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Cavalcante, a descentralização dos testes nas unidades de saúde foi uma estratégia de sucesso, pois possibilitou o amplo acesso ao serviço e maior número de casos com detecção precoce.
“Os testes rápidos atuam como uma importante ferramenta para o diagnóstico e consequente tratamento precoce do HIV, e hoje, a população tem fácil acesso a esse serviço. Nossa intenção é, cada vez mais, levar essa assistência para todos os bairros de Maceió, pois sabemos que a contribuição para a melhoria da saúde da população é enorme a partir desse instrumento, já que ainda tem muitas pessoas que desconhecem a sua sorologia”, enfatizou.
No último mês, a SMS registrou 334 novos casos de infecções sexualmente transmissíveis, sendo 53 delas só de HIV. Resultados que só foram possíveis devido ao serviço de testagem ofertado na Rede de Saúde Municipal.
Acesso a exames e tratamento
Para fazer o teste rápido nas unidades de saúde e no CTA do PAM Salgadinho, basta comparecer nos locais, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Nos casos de pessoas em situação de rua, que não apresentem documentos pessoais, o teste, ainda assim, é realizado e o resultado liberado.
Usuários com diagnóstico positivo são encaminhados para os centros de atenção especializada, que são o Hospital Escola Dr. Helvio Auto – Trapiche da Barra; Hospital Universitário Professor Alberto Antunes– tabuleiro do Martins e o Bloco I, do PAM Salgadinho.
Em todos estes locais, os maceioenses contam com uma equipe multidisciplinar que inicia o acompanhamento adequado para tratamento da infecção e recuperação da saúde e do bem-estar.
*Com SMS