Foto: Comunicação Psol
Neste domingo (2), Dani Portela (Psol) foi eleita deputada estadual em Pernambuco, com 38 mil votos. Ela é mãe e mulher negra, que atua como advogada popular e historiadora. Atualmente, cumpre mandato de verearadora em Recife.
Durante campanha, Dani levantou pautas como o enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. Além de trazer prospostar para saúde e educação.
A partir do próximo ano, Dani irá compor a Assembleia Legislativa do Estado ao lado de outros 48 deputados e deputadas estaduais que foram eleitos (as) ou reeleitos (as) nesta eleição.
Histórico
Em 2020, foi eleita vereadora, sendo a mais votada nas eleições em Recife. Ela buscou construir um mandato popular, antirracista, jovem, feminista, LGBTQIA+, anticapacitista, que inclui as religiosidades e credos diversos, e que enxerga as crianças como sujeitos de direitos.
No atual mandato, Portela fez um projeto de lei, sob o número 18963/2022, proibindo homenagens a violadores de direitos humanos no Recife, que foi sancionada pelo prefeito João Campos este ano.
A advogada também foi candidata a governadora de Pernambuco em 2018, sendo, até aquele período, a mulher com a maior votação nominal para o cargo da história, recebendo mais de 188 mil votos.